“ A vida depois de formado”

“ A vida depois de formado”


Tudo bem, caro leitor? Já se perguntou algum dia sobre o que fazer depois de formado? Sendo sincero, são inúmeras as opções. Devido a isso, o melhor é conhecer de forma ampla todas as áreas de atuação, objetivando fazer a melhor escolha possível. Diante disso, nesta  matéria “A vida depois de formado”, abordaremos um pouco das possíveis experiências e caminhos que podemos seguir depois da graduação, mediante as mais diferentes realidades. Assim sendo, pensando em abranger as mais variadas áreas, entrevistamos o mestrando da Universidade Federal de Viçosa (UFV)- Pedro Henrique Jesus Oliveira e o contador profissional Aldair Roberto.


Em conversa, Pedro disse que desde de jovem gostaria de se formar, porém não sabia em qual curso de graduação. Entretanto, após trabalhar como office boy em um escritório de contabilidade “pegou gosto pela coisa”, resolvendo ingressar no curso de ciências contábeis, em uma universidade particular; devido aos custos das mensalidades, passou por problemas financeiros que o fizeram refletir sobre essa decisão, mas mesmo, com grande empenho e garra, concluiu o curso na instituição . Ainda quando estava se graduando, obteve um cargo mais elevado no escritório citado anteriormente, onde conheceu uma colega que lhe apresentou o caminho do mestrado, no qual começaria a cursar no início deste ano. Nosso entrevistado apresentou grande amor e dedicação pela área acadêmica, sinalizando que está em seu radar seguir a docência.



Mestrando Pedro Oliveira


Em outro momento, também entrevistamos Aldair, que disse que sua trajetória se inicia quando ingressa na primeira turma de “Ciências Contábeis” da UFV, tendo se formado em 2005 e completado depois uma pós graduação em Perícia Contábil. Posteriormente, trabalhou em escritório contábil e em uma empresa privada, ambos na zona da mata mineira. Diante de toda experiência que adquiriu, decidiu formar uma sociedade e abrir um escritório na cidade de Viçosa, permanecendo neste por 10 anos. Já em outra etapa de sua vida, passou em 2013 no concurso de professor substituto no departamento de administração e contabilidade (DAD)-UFV, permanecendo nesse cargo por um ano e meio, entre esse período, foi orientador de nossa empresa júnior. Por fim, com sua saída para assumir um cargo administrativo na universidade, deixou a incumbência de orientador e se tornou contador responsável pela CECCO,  completando 10 anos de vínculo e amparo à entidade.



Contador Aldair Roberto


Infelizmente, precisamos acabar essa matéria por aqui. Agradecemos a todos os entrevistados pela paciência e contribuição. Logo, caso tenha interesse na área de graduação em ciências contábeis/administração, pós-graduação ou mestrado busque o Departamento de Administração e Contabilidade (DAD)!!

Te esperamos na próxima matéria, leitor… Até breve!