A importância das demonstrações contábeis para a tomada de decisões

               Olá caros leitores, tudo bem? Hoje vamos falar um  pouco sobre as demonstrações contábeis e suas contribuições para o meio empresarial. Para isso, convidamos o professor Antônio Carlos Brunozi Júnior do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Programa de Pós-Graduação em Administração, para nos explicar um pouco sobre tal temática.

Inicialmente, Brunozi destaca que antes de tudo deve-se haver um reconhecimento da contabilidade como ciência, dada a atual desvalorização do profissional da área, que acaba por ser um mero gerador de pagamentos e de obrigações fiscais. Além disso, para ressaltar a importância da contabilidade, ele aborda que com o atual avanço da sociedade, a informação é o grande diferencial da prática contábil para que vários usuários possam utilizá-las. Portanto, é evidente que essas informações precisam ser melhor utilizadas. 


Nessa perspectiva, outro ponto explorado foi a utilização de relatórios contábeis para a tomada de decisões. Geralmente, apenas as grandes empresas  utilizam dessas informações para gerenciar, reconhecer os custos de produção e diversas outras coisas que tangem os relatórios contábeis. Contudo, a grande dificuldade em relação às demonstrações ocorre nas pequenas empresas ( MEI’s ou Simples Nacional). Devido a isso, Brunozi retrata que essas empresas possuem alta taxa de mortalidade/falência pois carecem de controle no reconhecimento de custos, estoque, dívidas e diversas outras informações. Por fim, é notável que a não utilização das informações contábeis podem resultar em declínio do desenvolvimento das empresas, ou até mesmo, em alguns casos, falência.  


Após relatar as consequências de não utilizar a contabilidade a favor da tomada de decisão nas empresas, Brunozi aponta para dois possíveis problemas que podem ser a raiz desse fenômeno. A primeira possibilidade é que realmente os empresários não se interessariam sobre a contabilidade, e mesmo que os contadores alertem, eles seguem sem atentar para tal. A outra possibilidade é que não há interesse e motivações para o contador repassar isso aos seus clientes. A desmotivação de ambas as partes pode ter seu estopim de alguns fatos que dificultam o entendimento contábil. Dentre os quais destaca-se o desentendimento das normas contábeis e tributárias, devido sua complexibilidade e linguagem técnica adotada por parte dos contadores.


Isso posto, é possível concluir que a Ciência Contábil é vista por muitos como uma prática obsoleta e rebuscada, e isso pode ocorrer por muitos fatores que foram discutidos ao longo dessa entrevista com o professor Brunozi. Sendo assim, a contabilidade é desvalorizada pelos usuários ou inviabilizada devido a forma que é exposta; “ faltam forças,incentivos e motivações dos dois lados para que ela seja efetiva” completa o professor sobre as demonstrações contábeis. Para finalizar, esperamos que tenham gostado do assunto e que essa matéria tenha sido útil para vocês. Nos ajude compartilhando e até a próxima matéria!!



Professor Antônio Brunozi)



Agradecemos ao professor Brunozi pela disponibilidade!